Asilo

Asilo nos Estados Unidos

O GOVERNO DOS EUA POSSUI MUITOS PROGRAMAS DE ASILO E PROTEÇÃO PARA ESTRANGEIROS QUE JÁ ESTÃO NOS ESTADOS UNIDOS E PODEM COMPROVAR QUE SÃO VÍTIMAS DE PERSEGUIÇÃO POLÍTICA, RELIGIOSA, RACIAL, SEXUAL OU QUALQUER OUTRA FORMA DE PERSEGUIÇÃO QUE AMEAÇA SUA INTEGRIDADE FÍSICA E MORAL E OS IMPEDE DE RETORNAR A SEUS PAÍSES DE ORIGEM.

Como se trata de um processo complexo e requer extensa documentação, um Pedido de Asilo e Suspensão da Remoção exige muito conhecimento técnico, sendo essencial contar com o aconselhamento jurídico e assistência de um escritório de imigração e um advogado com experiência comprovada em casos de asilo nos Estados Unidos.

 

A equipe jurídica da Alexandre Law Firm é liderada pelo Dr. Felipe Alexandre, um renomado advogado brasileiro-americano considerado uma referência em imigração nos EUA e vencedor de vários prêmios por suas importantes contribuições nesse segmento, especialmente nas áreas de vistos e green cards com base em carreira, emprego ou investimento, e nos processos de asilo, refúgio e deportação dos Estados Unidos. É fundamental conhecer o histórico e confiar no advogado que o representará para garantir o sucesso do seu pedido de imigração.

Se você acredita ser vítima de algum tipo sério de perseguição e está nos Estados Unidos há algum tempo ou acabou de chegar ao país, entre em contato com a Alexandre Law Firm. Ficaremos felizes em ouvi-lo e ajudá-lo em seu processo, caso seja elegível para uma solicitação de asilo.

Motivos para solicitar asilo

Descubra quais são os principais motivos alegados em casos de pessoas que chegam aos Estados Unidos alegando serem perseguidas em seus países e que podem ser considerados como pedidos de asilo para permanecer na América.

  • Perseguição por discriminação racial;
  • Perseguição por intolerância religiosa;
  • Perseguição por homofobia ou discriminação de gênero;
  • Perseguição política por tomar posição contra certos grupos e governantes;
  • Pessoas fugindo de regiões de guerra ou conflito armado;
  • Vítimas de abuso sexual ou violência doméstica.

Como funciona o processo de asilo nos Estados Unidos?

O solicitante de asilo deve estar em território americano para apresentar uma solicitação. Pessoas que se consideram vítimas de algum tipo de perseguição não podem iniciar seu procedimento de asilo em outros países.

Após chegar aos EUA, é essencial que a pessoa em questão apresente sua solicitação de asilo dentro de 12 meses a partir da data de entrada no país, independentemente de seu status atual de residência na América, mesmo que esteja ilegal.

Para iniciar um processo de asilo, o primeiro passo é contratar os serviços de um advogado ou escritório de imigração com profissionais experientes e qualificados para realizar esse tipo de serviço. O profissional jurídico escolhido o ajudará a preencher e apresentar o formulário I-589 (Solicitação de Asilo e para a Suspensão da Remoção) às autoridades de imigração dos EUA.

Além do formulário I-589, o solicitante deve apresentar evidências concretas de que está sofrendo perseguição grave e que precisa permanecer nos Estados Unidos, pois retornar ao seu país de origem ou antiga residência poderia resultar em risco de morte ou prisão.

Se o seu caso de asilo for inicialmente aceito pelas autoridades dos EUA, seu caso será enviado ao Tribunal de Imigração EOIR, onde será decidido. Em seguida, a etapa final será comparecer a uma audiência judicial, onde será proferida uma decisão sobre o pedido de asilo. Durante todo o período de análise e audiência, ao solicitante de asilo é concedido um status temporário que permite à pessoa permanecer nos EUA sem possibilidade de remoção ou deportação para o país de origem. Se uma decisão positiva for tomada, o solicitante de asilo recebe o status de residente permanente legal na América e pode viver e trabalhar normalmente no país.

Se você acredita ser elegível para alguma das categorias que concedem asilo nos Estados Unidos, entre em contato com a Alexandre Law Firm. Ficaremos felizes em representar sua solicitação de asilo às autoridades americanas.

FILL IN YOUR PERSONAL INFORMATION AND SCHEDULE A CONSULTATION RIGHT NOW, WE CAN PROVIDE IN-PERSON, PHONE, OR SKYPE CONSULTATIONS

× You need help?